Desenvolve SP lança Crédito Digital Gás

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista lança nesta semana o Crédito Digital Gás, modalidade de crédito rápido para financiar a adaptação de estrutura e de equipamentos de pequenas empresas que desejam substituir o uso de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo sistema de gás natural encanado. A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo desburocratizar o acesso dos empreendedores paulistas ao financiamento de capital giro para que otimizem a gestão de seus negócios.

Com aprovação em até 48h, a nova linha de crédito tem taxa de juros a partir de 1,42% ao mês, sendo que o prazo é de 18 meses para pagar, incluso o período de carência de três meses. O valor máximo do financiamento será de R$ 50 mil por estabelecimento. Podem solicitar o Crédito Digital Gás empresas paulistas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 16 milhões, que tenham a Certificação Digital E-CNPJ.

“Incentivar a utilização do gás natural como insumo de transição para energi]as renováveis é uma das políticas de desenvolvimento do estado de São Paulo. Com o apoio da Desenvolve SP, os empreendedores à frente de hotéis, bares, restaurantes e similares poderão modernizar suas instalações para receber o gás natural encanado, uma alternativa mais vantajosa e que permite aos empresários reduzir os custos com energia elétrica, tornando o seu estabelecimento mais produtivo, eficiente e competitivo”, diz Alvaro Sedlacek, presidente da instituição financeira.

Para ter acesso ao financiamento, além de atender o faturamento anual exigido pela Desenvolve SP e não ter restrições financeiras junto ao mercado, os comércios interessados precisam apresentar junto à solicitação de crédito um orçamento elaborado pela concessionária distribuidora da sua região ou empresa certificada pelo Qualinstal (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas Instaladoras e Instalações), de acordo com as necessidades de cada projeto. Atualmente, segundo a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia), são três as concessionárias responsáveis pela distribuição de gás encanado no Estado de São Paulo: Comgás, Gás Natural Fenosa e Gás Brasiliano.

“Criar incentivos que estimulem o empreendedor a investir no desenvolvimento do seu negócio é fundamental e gera retorno positivo a todos: empresários, clientes e funcionários. Por isso, estamos muito entusiasmados com essa nova iniciativa que permitirá a um estabelecimento comercial usufruir das diversas soluções que o gás natural encanado possibilita. Além de um energético que traz eficiência e produtividade, o uso do gás natural encanado traz uma ampla possibilidade de uso de equipamentos, como fritadeiras, lava-louças, fornos de pizza e outros e dispensa o estoque de botijões, liberando espaço ao estabelecimento comercial”, afirma Luiza Sales, gerente de marketing da Comgás.

A aprovação do crédito ocorrerá em até 48h contadas a partir do registro da proposta no portal da Desenvolve SP. O empresário receberá a proposta do financiamento, com valor, prazo, encargos e as prestações mensais. Após a concordância com a negociação, o contrato é gerado e disponibilizado no sistema. As garantias do financiamento serão compostas pelo fundo garantidor da Desenvolve SP e aval dos sócios proprietários.

Sobre a Desenvolve SP

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista é a instituição do Governo do Estado que financia, por meio de linhas de crédito sustentáveis, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. Em 9 anos, são mais de R$ 2,9 bilhões desembolsados, para mais de 2 mil empresas, impactando diretamente na geração de empregos e renda em todo o Estado.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,8 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural encanado os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.