Megaoperação detalha plano de resgate em descarrilamento de trem de passageiros na Serra do Mar

Com o objetivo de aperfeiçoar o treinamento de profissionais para ocorrências com múltiplas vítimas, o Corpo de Bombeiros de Morretes, em parceria com a Rumo, responsável por administrar a linha férrea entre Curitiba e o litoral paranaense, promoveram nesta quinta-feira (8), um simulado de resgate na Serra do Mar. A megaoperação consistiu no atendimento de 30 passageiros de um trem que descarrilou na Estação Marumbi, em Morretes.

A simulação mobilizou além do Corpo de Bombeiros e a concessionária, equipes da Defesa Civil, SAMU, Hospital de Morretes, Serra Verde Express (responsável por operar o trem de passageiros) e outras instituições diretamente envolvidas com os trabalhos de resgate e apoio.  O local de difícil acesso foi selecionado para a formatação de um plano definitivo de atendimento emergencial. Todas as etapas foram acompanhadas pelas equipes de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Centro de Controle Operacional (CCO) e Via Permanente da Rumo.

“A operação é essencial para aprimorarmos a comunicação e o controle em uma eventualidade deste porte. Os resultados foram positivos dentro do que programamos, desde o processo de triagem, tratamento das vítimas e transporte até a atuação integrada das esferas envolvidas na troca de informações”, destaca Everton Adriano da Costa, técnico de Segurança do Trabalho, da Rumo.

Durante o simulado foi adotada a técnica START (simples triagem e rápido tratamento). Prática adotada pela equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná que se baseia na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência para definir o quadro de prioridades das vítimas em uma avaliação de 60 a 90 segundos. Para a remoção das vítimas foram utilizados um auto de linha, veículos 4x4 e ambulâncias. No total, o simulado teve duração de aproximadamente 2 horas e cerca de 30 profissionais envolvidos diretamente nas fases de planejamento e execução da atividade.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Atendimento à Imprensa

Marco Espanha (marco.espanha@loures.com.br)
+ 55 (41) 9 9917-8368

Allan Scheid (allan.scheid@loures.com.br)
+ 55 (41) 9 9910-7641

Rodrigo Pereira (rodrigo.pereira@loures.com.br)
+ 55 (11) 9 9661-5359

Fábio Rogério (fabio.rogerio@loures.com.br)
+ 55 (13) 9 8816-5233