Rumo realiza mutirão contra o vírus da zika em seis estados

A Rumo, maior operadora ferroviária do País, realizou no último sábado (12/1) um mutirão contra o vírus da zika nos seis estados onde atua, que são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Aproximadamente 500 pessoas de 26 cidades fizeram parte da ação “Na Rumo não vai dar Zika”, organizada pelas áreas de Comunicação e Engajamento, de Licenciamento Ambiental e de Segurança e Saúde do Trabalho da Companhia.

“Cada cidade teve uma caçamba para recolher lixo e itens que se tornam criadouros para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus. Por isso, nossos colaboradores e integrantes das comunidades passaram por pontos e bairros próximos às unidades da empresa buscando possíveis focos em pneus, cacos de telhas, latas de alumínio e garrafas de plástico”, explica Carmen Maron, coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo.

Esta foi a quarta edição do mutirão. Em junho, será realizado o Mutirão do Meio Ambiente, no qual além de se identificar os focos do mosquito transmissor, também será feito o plantio de mudas de árvores, nas localidades próximas à ferrovia. “A importância desses mutirões é estreitar as relações com as comunidades e mostrar que não basta recolher o lixo, mas sim conservar locais públicos livres de sujeira que podem gerar diversas doenças”, completa Carmen.

A ação ocorreu simultaneamente em 26 cidades entre às 8h e meio-dia. Em Curitiba (PR), onde fica a sede da Rumo, o mutirão teve parceria com a prefeitura e terminou com quatro caminhões carregados com lixo e entulho.

As cidades participantes na região Sul foram: Curitiba, Londrina (PR), Maringá (PR), Morretes (PR), Rio Negro (PR), Paranaguá (PR), Araucária (PR), Apucarana (PR), Ponta Grossa (PR), Corupá (SC), Canoas (RS), Cruz Alta (RS) e Santa Maria (RS). No Centro-Oeste: Alto Araguaia (MT), Corumbá (MS) e Rondonópolis (MT). E no Sudeste foram Araraquara (SP), Itirapina (SP), Itu (SP), Rio Claro (SP), Santa Fé do Sul (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Ourinhos (SP), Sumaré (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Marco Espanha (marco.espanha@loures.com.br)
+ 55 (41) 9 9917-8368