Rumo registra crescimento no transporte de soja para exportação

Com mais de 12 milhões de toneladas de soja transportadas no primeiro semestre de 2018, a Rumo registrou um crescimento de 22% no volume do produto comparado ao mesmo período do ano passado. Os resultados refletem os investimentos em aumento de capacidade para atender a demanda crescente do principal grão cultivado no país.

Segundo os dados do boletim de agosto, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da soja teve um incremento de 14,5 milhões de hectares novos nas últimas 12 safras. O valor corresponde à cerca de 57% da área total semeada com grãos no Brasil.

Presente em seis estados (RS, SC, PR, MS, MT E SP) a concessionária atende os três principais polos de produção: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a mais da metade dos 118,9 milhões de toneladas previstas na safra deste ano.

Crescimento nas Operações Norte e Sul

Na região Centro-Oeste, a empresa administra o principal corredor ferroviário de exportação. Os grãos saem do Mato Grasso com destino ao Porto de Santos. O volume total foi de 6,7 milhões de toneladas, aumento de 16% no semestre nas movimentações que englobam o trecho.

No Sul, os principais ramais de exportação ligam a cadeia produtiva aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Rio Grande (RS). A operação registrou alta de 30% na operação, movimentando cerca de 5,3 milhões de toneladas. De acordo com a Conab, a estimativa para a exportação da safra 2017/2018 de soja é de 74 milhões de toneladas.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Marco Espanha (marco.espanha@loures.com.br)
+ 55 (41) 9 9917-8368

Allan Scheid (allan.scheid@loures.com.br )
+ 55 (41) 9 9910-7641